Autonomous Database (Always Free)

290 views 10:49 pm 0 Comments outubro 29, 2024

Fala pessoal, vamos estudar mais um pouco de Oracle Cloud, mais especificamente sobre o Autonomous Database, neste artigo vou te ensinar a criar um ATP (Autonomous Transction Precessing) na OCI sem gastar grana, é obvio que para isso você precisa ter uma conta na OCI do tipo Always Free. Se você já tem uma conta dessas vamos em frente.

O primeiro passo (obviamente) é se conectar na sua conta da OCI e no menu principal, ou “menu de hamburger” como algumas pessoas falam, selecione a opção: “Oracle Database” > “Autonomous Database”.

Na tela que vai se abrir, você basicamente vai precisar fazer duas coisas: a primeira é escolher qual “compartment” você quer criar o seu banco de dados e segunda é clicar no botão “Create Autonomous Database”.

Nota: Se você tiver alguma dificuldade com este conceito de “compartments” eu tenho uma playlist completa no Youtube que ensina os conceitos básicos de OCI clica aqui e assiste, vai te ajudar.

Agora na tela abaixo, vamos fazer a configuração do nosso Autonomous Database:

Repare que escolhemos:
1 – O compartment (caso não tenha feito na tela anterior)
2 – O nome do nosso ATP que vai aparecer no console da OCI
3 – O Database Name (é como se fosse o DB_NAME, só que não temos muito acesso interno, então, não vai fazer diferença)
4 – Transaction Processing: o tipo de banco de dados, porém poderia ser Data Waherehouse para um DW, ou JSON se fosse para trabalhar com APIs e persistencia de dados via JSON ou até mesmo APEX se fosse para desenvolvimento de aplicações com o Oracle APEX. Mas vamos com um banco de dados transacional mesmo.

Na tela abaixo, é mais simples de preencher, basicamente vamos definir a senha administrativa e a versão do banco de dados. Neste caso como é um Always Free não temos muita escolha mesmo, coloque sua senha e escolha versão 19c (versão disponível no momento em que publico este artigo).

Esta parte a seguir é muito importante, pois vai definir as políticas de segurança para acesso ao seu banco de dados (ele é só para estudos eu sei, mas nem por isso deve ficar exposto). Aqui temos basicamente duas opções, veja abaixo:

Secure accesss for everywhere: O acesso está liberado de qualquer lugar do mundo, basta ter as credenciais de acesso.
Secure access from allowed IPs and VCN only: O acesso é liberado apenas a partir de IPs específicos ou VCNs específicas.

Neste caso vou escolher a segunda opção e permitir o acesso somente através do meu IP particular.

E por último, mas não menos importante, informe um e-mail para que você receba notificações da OCI à respeito do seu banco de dados, pois às vezes a Oracle vai aplicar alguns patchs e/ou fazer algumas manutenções e quando isso acontecer, você vai ser avisado com antecedencia.

Depois de informar o e-mail, agora é só clicar em “Create Autonomous Database” e aguardar a criação (normalmente é bem rápido).

Quando o banco de dados estiver pronto, você vai ver uma imagem igual a imagem abaixo:

Se você chegou aqui, parabéns aí está o seu primeiro banco de dados Autonomous Database na OCI.
Pra que esse artigo não fique muito longo, vou parar por aqui, mas aguarde que em breve vem a parte II onde vamos conectar no banco de dados e começar a fazer algumas coisas.

Te vejo no próximo post, tchau!