Oradata

Sql*Plus SET HIST ON

Sql*Plus SET HIST ON

Olá tudo bem?

Neste breve artigo quero compartilhar com vocês uma novidade que a versão 12cR2 do Oracle trouxe, é algo que parece simples, mas para quem trabalha a maior parte do tempo no Sql*Plus (entenda-se DBAs) é um grande avanço, trata-se da função SET HIST do Sql*Plus.

Essa funcionalidade não vem habilitada por default, ou seja você tem que explicitamente fazê-lo, mas é algo bem simples, basta digitar SET HIST ON vejamos abaixo:

Assim que você  habilitar esta opção, por default já é estabelecido um limite para que os seus últimos 100 comandos fiquem registrados no histórico, sendo assim a partir de agora você pode sair executando seus comandos que os mesmos ficarão registrados no histórico.

Para exibir todos os comandos registrados no histórico, basta digitar HIST. Caso você queira listar e executar os comandos pelo número que lhes foram atribuídos basta digitar HIST mais o número do comando e a palavra RUN,  é possível também alterar a quantidade de comandos armazenados no histórico, para isso use o comando SET HIST mais a quantidade de comandos que você quer que permaneça no histórico.

Alterando a quantidade de registros retidos no histórico:

Exibindo o histórico:

Reexecutando um comando:

Muito bem! E para finalizar se você quiser limpar o conteúdo retido no seu histórico, basta digitar HIST CLEAR e tudo será removido do histórico.

Por enquanto vamos ficando por aqui, mas em breve teremos mais artigos com dicas e novidades sobre o mundo Oracle, nos acompanhe também no Facebook, LinkedIn e Youtube para ficar sempre informado sobre nossas novidades! Um forte abraço e até a próxima.

Douglas Paiva de Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *