Oradata

RMAN Backup / Restore

As habilidades para executar atividades de backup / restore / recover, são as mais críticas na carreira de um DBA. A ferramenta padrão do Oracle para essas atividades é o Recovery Manager (mais conhecido como RMAN). Todo DBA em qualquer nível de sua carreira seja júnior, pleno ou sênior deve ter conhecimento desta ferramenta. Este treinamento visa lhe passar o conhecimento profundo da ferramenta, começando dos pontos mais básicos até as características mais avançadas, usando os mais diversos cenários para backup / restore e recover de um banco de dados Oracle, seja ele a versão que for.

O que é abordado neste treinamento:

  • Capítulo 1: Entendimento básico do ambiente Oracle e maneiras de conectar-se ao RMAN.
  • Capítulo 2: Explanação dos arquivos que fazem parte das operações de backup / restore / recover (Datafiles, redologs, archivelos e controlfiles).
  • Capítulo 3: Backups gerenciados pelo usuário,  pouco praticado atualmente, porém muito importante para absorção do entendimento das atividades do RMAN.
  • Capítulo 4: Introdução ao RMAN, configuração e setup: exemplos de como implementar as mais comuns estratégias para o seus backups.
  • Capítulo 5: Execução de backups de seu banco de dados com RMAN.
  • Capítulo 6: Execução das tarefas de restore e recover de seus banco de dados com o RMAN.
  • Capítulo 7: Como resolver problemas em seus arquivos de redo log.
  • Capítulo 8: Data Pump, com essa ferramenta flexível e muito rica, você pode pode otimizar vários processos dentro de seu ambiente.

Com o conteúdo apresentado nestes oito capítulos, você irá ter sólidos conhecimentos de como trabalhar com as questões relacionas as atividades de backup/ restore / recover em qualquer versão do Oracle com ou sem o RMAN e assim consequentemente, você estará apto a deixar seu banco de dados seguro, protegido e disponível, o que é o mínimo exigido para qualquer DBA.

Nota: A Oradata possui este treinamento nas modalidades presencial ou EAD, entre em contato através do email atendimento@oradata.com.br para maiores informações.